15 sinais que indicam baixa auto-estima
A baixa auto-estima é um problema que acomete uma enorme parte da população devido à mídia e as pessoas terem criado um padrão muito especifico de beleza, inteligência e modelo de vida. Pessoas que não se enquadram exatamente nas exigências da sociedade podem se sentir excluídas e podem vir a perder sua auto-estima, tendo problemas com o estresse, a depressão e etc.
E, para quem pensa que esse é um problema que só acomete mulheres e pessoas acima do peso, essa é uma opinião que já foi totalmente desmascarada: hoje em dia tanto homens, como mulheres, como pessoas das mais variadas faixas etárias e classes sociais são atingidas pela baixa auto-estima. Confira aqui 15 sinais de que uma pessoa sofre com baixa auto-estima.
1 - Prioriza seus Defeitos: uma pessoa com baixa auto-estima tem uma terrível mania que é a de falar muito sobre os seus defeitos e ficar se lamentando sobre a vida ao invés de tentar mostrar suas qualidades e ver o lado bom das coisas.
2 - Grande Necessidade de Agradar os Outros: resumindo, uma pessoa com baixa auto-estima é carente, e essa carência pode se demonstrar de várias diferentes maneiras. Uma carência leve e a que muitos jovens têm, por exemplo, de se expor em fotos na internet tentando agradar com suas imagens, já um exemplo mais grave de carência é aquele em que a pessoa passa por cima de seu respeito próprio e ignora completamente suas necessidades na tentativa de agradar ou chamar atenção de alguém.
3 - Obesidade: quando alguém começa a engordar muito e de repente, esse pode ser um sinal de baixa auto-estima, pois indica que a pessoa pode estar descontando sua carência e todos os seus outros sentimentos de decepção na comida de forma exagerada.
4 - TPM: por mais que a TPM faça parte de um ciclo natural da mulher, ao contrario do que muitos pensam, a TPM não é uma coisa incontrolável. A TPM é apenas uma fase do mês onde a mulher, devido a suas alterações hormonais, tende a expressar mais o que sente. Ou seja, se a mulher reprimiu raiva durante o mês, ela vai expressar raiva na TPM, se ela reprimiu alguma tristeza ou dor, ela vai expressar tristeza na TPM, se ela teve um mês tranqüilo, seu período pré-menstrual também será tranqüilo.
5 - Ombros Caídos: a postura do corpo revela muito sobre a pessoa e os ombros tendem a revelar sobre a coragem e a confiança. Se os ombros de alguém parecem sempre caídos, é bem provável que essa pessoa esteja se sentindo oprimida pelos problemas e mágoas a ponto de já não conseguir mais erguer os ombros e sentir-se confiante.
6 – Compara-se Muito às Outras Pessoas: por falta de auto-estima e confiança, a pessoa não consegue aceitar-se bem do jeito que é e tende a estar sempre se comparando a outras pessoas, achando que tem que ser iguais a elas para ser alguém notável e querido. Essa prática tende a ser frustrante demais para a pessoa que sofre por não conseguir ser igual à outra pessoa e isso acontece quase que inconscientemente.
7 – Confusão Mental e Indecisão: a pessoa nunca sabe o que fazer da vida e quando começa a pensar, mesmo pedindo a ajuda de alguém experiente, acaba tendo uma grande dificuldade para tomar decisões, seja em coisas banais do dia-a-dia (como o que comer de almoço) como em situações mais importantes na vida amorosa, na carreira, nos estudos e etc.
8 – Não Possui Paz Interior: dentro da cabeça de uma pessoa com baixa auto-estima costuma haver um incessante burburinho que fala negativamente dela mesma e julga tudo e todos à sua volta.
9 – Insegurança: a pessoa sente-se o tempo todo vulnerável e incapaz de se defender e superar qualquer problema que possa surgir no decorrer da vida. Por a pessoa não conseguir se valorizar, ser ansiosa e muito suscetível, pessoas com muita insegurança tendem a ter uma enorme dificuldade para relacionamentos amorosos, pois essa insegurança abre a brecha para o ciúme e a desconfiança.
10 – Sofre de Apatia Sentimental: isso significa que geralmente uma pessoa com baixa auto-estima não consegue sentir amor próprio e nem mesmo amar ou simpatizar de verdade com pessoas a sua volta, mesmo que tenha a mania de tentar agradar-lhes em busca de aprovação.
11 – Vampirismo Energético: é o clássico caso onde a pessoa tende a colocar as outras pessoas à sua volta para baixo também, o vampirismo é configurado por sentimentos fortes de inveja e apatia.
12 – Senso de Identidade Mal Definido: a pessoa tende a não conseguir definir direito do que gosta, do que não gosta, não consegue traçar objetivos de vida, sente-se perdido ou um completo estranho. Em casos graves chega a afetar até mesmo a sexualidade da pessoa – quando ela tem duvidas sobre sua orientação sexual, como sentir ou dar prazer em uma relação.
13 – Constantemente Cria “Filmes” em Sua Cabeça: há muitos casos em que a auto-estima da pessoa é tão baixa que chega a criar percepções mais aceitáveis da realidade em sua cabeça. Isso faz com que se iludam e imaginem coisas um tanto sem sentido ou ainda que mentalmente fiquem projetando seu fracasso ou falha antes mesmo de tentar algo.
14 – Sente Culpa Demais: uma pessoa com baixa auto-estima costuma culpar-se demais por suas falhas e pelos erros que cometeu, a culpa corrói essa pessoa que nunca consegue se perdoar, pensando que tudo poderia ser diferente se tivesse sido feito de outro jeito.
15 – Dificuldade em ter Relações Amorosas: devido aos mais diferentes fatores, uma pessoa com baixa auto-estima não consegue manter relações amorosas saudáveis, pois tem dificuldade em confiar, sente-se sempre inseguro e vive na espera de que a pessoa vá magoá-la.